FAQ
O que significa Orbis-Irsa?
Orbis, do latim Orbe, simboliza um objeto esférico que representa o mundo. Por sua vez, IRSA é um acrónimo para International Relations Studies Association que se traduz Associação de Estudos de Relações Internacionais.
Tenho de ser estudante de RI para pertencer à Orbis?
Não. Se queres saber os requisitos clica aqui.
Como é que pertencer à Orbis me pode ajudar?
A Orbis oferece-te Desenvolvimento académico e profissional, experiência e participação em atividades na área das RI, oportunidade de estudar e compreender várias áreas das RI, contacto com outros jovens/especialistas da área, conhecer outros internacionalistas não só em Portugal mas um pouco por toda a parte, e oportunidade de melhorar soft-skills e dar uso à criatividade.
Quais as atividades realizadas pela Orbis?
A Orbis encarrega-se da revisão e escrita de artigos, do acompanhamento semanal de notícias, da análise de fenómenos de Relações Internacionais, da descomplicação de conteúdo de RI, da apresentação de conteúdo das diversas áreas de RI, da divulgação, elaboração e participação de eventos e parcerias de renome, da criação de uma base de dados com explicações e recomendações bibliográficas e da elaboração de recomendações para aumentar o conhecimento do público geral. Beneficiamos ainda do contributo dos nossos membros, quer seja na publicação de artigos de opinião, nas recomendações bibliográficas e na execução de Friday Fundays, quer seja ao trabalhar diretamente com os nossos Departamentos nas áreas de especialização (nomeadamente, na área criativa, de comunicação, de relações externas e de recursos humanos). Queres colaborar connosco?
Contacta-nos para recursoshumanos@orbisirsa.pt (pessoas singulares) ou para relacoesexternas@orbisirsa.pt (organizações e pessoas coletivas.)
Quais os valores pelos quais a Orbis se rege?
A Orbis abstém-se de ações discriminatórias de qualquer natureza e agirá sempre de forma apartidária e independente de qualquer filiação religiosa, tendo como premissa a defesa dos princípios democráticos, de tolerância, de liberdade e de igualdade. Mais, privilegiar-se-á os métodos científicos e pedagógicos que se enquadrem na natureza dos estudos efetuados, salvaguardando sempre a ética na produção e divulgação de conhecimento científico.
Posso candidatar-me a um departamento? Como?
Fazer parte de um Departamento só é possível através de candidaturas abertas. Fica atento às nossas redes sociais para saberes quando se iniciam as épocas de recrutamento.
Todos os meus artigos serão publicados? Quais os requisitos?
Para a publicação de textos é necessário que o/a autor/a detenha estatuto de membro.
Para além disso, a elegibilidade depende dos seguintes parâmetros:
1) seguir o método científico e reger-se pela norma bibliográfica APA;
2) enquadrar-se dentro da área de estudos das Relações Internacionais;
3) não conter linguagem ofensiva ou discriminatória.
Os artigos de opinião deverão respeitar o limite de 4 páginas Word com bibliografia incluída (letra Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5), e as recomendações bibliográficas não devem ter mais de 3 páginas com bibliografia incluída (letra Times New Roman, tamanho 12).
Todos os artigos devem ser enviados para geral@orbisirsa.pt em formato word, para revisão da nossa equipa. Sabe mais aqui.
Quem revê o que escrevo para o website?
A Orbis designou um grupo especializado – o Grupo Editorial – para rever todo o conteúdo, por forma a garantir o cumprimento do método científico e dos valores da Orbis. Caso se apresente relevante, podem ser consultadas pessoas com especializações na área de escrita, para rever o conteúdo.
Sabe mais aqui.
Como funcionam as eleições dos Órgãos Sociais? Qual o tempo de mandato?
O mandato dos titulares dos Órgãos Sociais é de 1 ano. Os titulares dos Órgãos Sociais são eleitos por sufrágio universal, direto e secreto.
Os Departamentos fazem parte da Direção?
Existem quatro departamentos. O Departamento Criativo, responsável pela criação de conteúdo, o Departamento de Comunicação, encarregue da gestão de redes sociais e design, o Departamento de Relações Externas, que executa as nossas parcerias e eventos e os Recursos Humanos, que gerem a alocação de recursos e garantem as boas práticas. Ainda assim, os Departamentos não fazem parte da Direção, só os Coordenadores estão presentes na Direção, os restantes membros dos Departamentos são selecionados mediante candidatura aberta. Cabe à Direção determinar o número de membros necessários para o bom funcionamento de cada Departamento, não podendo o número ser inferior a três (3) membros.